sexta-feira, 29 de abril de 2011

Casamento real

Nesta sexta-feira, tive a real dimensão do que significa a palavra crowd, ou multidão, em bom português. Eu era mais uma entre o povo que se amontava para assistir o casamento real em Londres. Fui ao Palácio de Buckingham, porque a Abadia de Westminster me pareceu lotada demais ainda na quinta-feira. Acordei às 5h30min (1h30min no Brasil). Cheguei uma hora depois na rua que dá acesso ao palácio. A multidão já tomava conta, mas ainda havia bons espaços disponíveis. Consegui ficar pertinho do cordão de isolamento, logo atrás do pessoal que tinha dormido lá com barracas.
A maioria do público foi fantasiado com as cores do Reino Unido. O acessório mais popular era uma bandeira com a figura do casal estampada (eu também comprei a minha, por três pounds, cerca de R$ 8,10). Havia várias meninas vestidas de noiva (vi até um cachorro com roupa de noiva). Houve também quem levou a sério o figurino de um casamento: mulheres com vestidos longos e chapéus eram vistas com certa frequência entre o público, assim como garrafas de champagne espocando.
Mas não pense que a vida de súdito é fácil. Foram sete horas em pé, sem conseguir me mexer, tomando água e comendo alguns biscoitos. Eu mal conseguia pegar a comida na minha bolsa e, se tirasse o pé do lugar, não dava para colocá-lo de volta na mesma posição porque alguém já havia ocupado o espaço. Tudo isso para ver o casal real, a rainha da Inglaterra, o príncipe Charles e companhia por alguns breves segundos na ida para a Abadia, na volta ao Palácio, e depois, por cinco minutos na sacada.
Minhas costas doem, minhas pernas doem (muito). Mas, estou feliz. Nunca cultuei celebridades, bandas de rock ou atores. Porém, confesso que, ao ver a rainha Elizabeth II, Kate e William ali a poucos metros, me emocionei. Afinal, é um acontecimento histórico. Daqui a muitos anos, as pessoas ainda vão falar desta sexta-feira.  Se, no futuro, eu tiver filhos, vou poder contar a eles: “sabe o Rei William (se ele chegar a ser rei até lá)? Mamãe foi ao casamento dele”. E, naquele dia, eu aprendi o que é ser multidão, de verdade.

P.S. Tenho mtas fotos e vídeos do casamento. Mas a internet do hotel é mto ruim. Posto qdo voltar para Dublin, na segunda. Aqui tem algumas fotos q fiz: http://wp.clicrbs.com.br/rodrigolopes/2011/04/29/direto-de-londres-bastidores-do-casamento-pelo-olhar-de-uma-gaucha/?topo=77,1,1&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Atualização!!!! Fotos: https://picasaweb.google.com/101126651209934567449/Londres29042011#
Vídeos (a banda passando): http://www.youtube.com/watch?v=Vs15EA8eA8k
Vídeos (noiva jurando): http://www.youtube.com/watch?v=DHjPmMiy8qo
Vídeos (Charles e comitiva passando): http://www.youtube.com/watch?v=7XDV28R6tPA
Vídeos (God save the Queen): http://www.youtube.com/watch?v=C9ER5ov3G64

Nenhum comentário:

Postar um comentário