segunda-feira, 6 de junho de 2011

Belfast, Irlanda do Norte: um país tentando se encontrar

"Vou para Belfast no final de semana". A "resposta" do meu interlocutor, inevitavelmente, era um franzir de sobrancelhas. "Belfast?". Não se pode chamar a capital da Irlanda do Norte de um destino turístico exatamente. E não está preparada para o ser ainda. Eu e um grupo de outros seis brasileiros (os corajosos que consegui convencer a embarcar nessa aventura comigo) pegamos o ônibus na rodoviária de Dublin às 6h de sábado.
Duas horas num ônibus sem banheiro e com bancos desconfortáveis. A viagem é internacional (a Irlanda do Norte, apesar de estar na mesma ilha, ainda pertence ao Reino Unido), mas ninguém te pede absolutamente nenhum documento nem aqui nem lá. Além do estranhamento do bilhete não ter data nem hora (tem validade de um mês), a rodoviária fica fechada naquela hora da manhã (você tem que pegar o ônibus na rua em frente).
Chegando, fomos deixar nossas malas no hostel e seguimos para pegar o ônibus de uma empresa de turismo para a costa norte do país. Como eu havia reservado por telefone, ficaria por 16 pounds por pessoa (lembre-se que lá a moeda é a libra). Quando eu tentei dar uma nota de 20 para o cara, ele pediu que eu recolhesse o dinheiro de todos do meu grupo. Bom, fiz isso, mas cinco pessoas deram notas de 20 (incluindo eu). Com sono e acreditando na boa fé dos europeus (já esqueci o celular em banco e quando voltei, estava no exato lugar), eu dei o dinheiro para o cara. Ele contou, colocou na máquina registradora (onde já haviam outras notas), me deu os ingressos e disse "Thank you". Quando eu perguntei pelo troco, ele me respondeu: "não tem troco, você me deu o dinheiro certo". Eu insisti que não. Ele bateu boca, disse que eu estava o chamando de ladrão, mas que ele não costumava roubar os clientes. Eu continuei batendo o pé. Ele me mandou entrar no ônibus porque haviam outros clientes para cobrar. Fiquei puta da cara. Se só eu tivesse perdido o dinheiro, tudo bem. Mas, por culpa minha, outras pessoas ficaram no prejuízo. Ainda não superei esse episódio.
Tirando isso, o passeio foi bacana. A costa do país é linda. Com algumas praias de areias que lembram as brasileiras (se não fosse o frio). Fomos aos Giants Causeway, formações basálticas constituídas por lava solidificada há milhões de anos. É considerado patrimônio natural da humanidade pela Unesco. As pedras parecem que foram feitas pela mão do homem (a lenda conta que teria sido um gigante), com formatos hexagonais.
Demos uma passadinha em castelos em ruínas e na Bushmills, a mais antiga destilaria de whisky do mundo, que tem mais de 400 anos (e ainda fabrica a bebida). Por última, fomos na Carrick-a-Rede Ropebrige. Talvez você já tenha visto fotos dela: é uma ponte pênsil entre dois penhascos à beira-mar. Paga-se 4,5 libras para cruzar. Na verdade, você tem que atravessá-la duas vezes, porque um dos lados é uma ilha. Não é tão grande quanto eu imaginava, mas dá medo de olhar o mar lá em baixo (e ainda os meninos brasileiros balançavam a ponte propositalmente). O cenário do entorno é lindo, digno de filme de pirata. Ilha rochosa, cavernas, água em tons de azul e verde.
Chegamos de volta à Belfast naquele sábado por volta de 19h. Absolutamente todo o centro estava morto. Apenas alguns restaurantes abertos. Pouquíssima gente pela rua. Mesmo os pubs pareciam quase vazios. Pela área central, grupos de adolescentes gritando, tentando chamar a atenção. No hostel, encontramos especialmente europeus (e até dois guris da Bósnia) atrás de diversão. Eu não vi nenhuma. Mas um grupo de espanhóis jurou que Belfast tem baladas ótimas. Sei lá...Não consegui dormir. O nosso quarto era para 12 pessoas. Eu fiquei no beliche de cima e a janela na minha direção estava aberta (não pego no sono no claro). Mas para fechá-la só subindo na cama que ficava imediamente em frente à janela (onde um desconhecido dormia).
No dia seguinte, fui a primeira a acordar (? Nem havia dormido). Chovia muito. O pessoal não estava a fim de gastar dinheiro para conhecer Belfast, mas não havia muita alternativa para quem voltaria a Dublin naquela mesma noite a não ser optar por um tour. Particularmente, odeio city tours, mas era a forma mais fácil de nos deslocarmos pela cidade com aquela chuva. Só que o passeio que escolhemos (10,50 pounds para estudantes) era meio confuso. Não tinha paradas oficiais. O guia não dizia se a atração era paga, o que havia exatamente para ver naquele lugar. Se você quisesse parar, puxava a campainha. Chegando no quarteirão onde o Titanic foi construído, apertamos o botão solicitando a parada, sem saber exatamente onde era o ponto. Caminhamos muito até chegar (e eu só reconheci que era ali pq tinha visto na internet). Em frente ao "imenso buraco" onde o navio foi feito, só uma mísera plaquinha. Fiquei imaginando como o navio foi construído e como ele foi lançado na água, mas continuei sem explicação. Tem um café ao lado (a porta é pelo lado de trás, se vc, como eu, achar q o lugar está fechado), onde tem uns painéis que informam alguma coisa sobre aquela época. Mas, as meninas me perguntaram quanto tempo o Titanic levou para ser construído. Eu não consegui ver essa informação em lugar algum. Só o que me chamou a atenção é que naquela época, 1911, a cidade tinha mais habitantes do que agora. Eram mais 370 mil contra os 260 mil. Belfast devia fervilhar naquele então em função do progresso da indústria naval.
Fazia muito frio no domingo. Saímos de uma Dublin de 20ºC na sexta para cair numa Belfast onde saía fumacinha da boca. Eu havia levado casacos (óbvio, vc não vive sem eles na Irlanda) e somente blusas de manga curta. Tive que colocar a camiseta que havia usado no dia anterior por cima daquela que estava usando e ainda o pijama. Sim, andei pelas ruas de uma capital da Europa de pijama o dia todo. Melhor isso do que congelar. Esperamos na rua uns 45min até que passasse o próximo ônibus. Desistimos de descer na St. Annes's Cathedral (Belfast tem igrejas belíssimas) para depois não ter que ficar esperando pelo próximo ônibus tanto tempo no frio). Paramos no St. George's Market, um mercado municipal. Bacaninha, mas bem pequeno. Mais parece um camelódramo. Comemos paella feita por espanhóis. Aliás, você não encontra tanta gente de todos os cantos do mundo (sejam turistas ou imigrantes) em Belfast como em Dublin ou Londres, por exemplo. Mas ali no mercado tinham americanos, indianos, poloneses...
Well, de volta ao ônibus, nossa próxima meta era conhecer a região dos muros de Belfast, que na época dos "Troubles" ("problemas", em inglês - para mim é eufemismo chamar assim), nas décadas de 1970 e 1980, separavam a cidade entre católicos (Nationalists) e protestantes (Loyalists). Esses muros foram construídos a partir de 1969 pelo exército britânico para serem "muros de paz". Eles se estendem por uma área grande (difícil de fazer toda a pé) nos suburbios de Shankill e The Falls. Hoje, são grandes painéis de arte ao ar livre. Fora as pinturas dos muros, há também grandes painéis pintados nas paredes de casas com mensagens de guerra e de paz. Talvez o melhor jeito de conhecer os murais sejam contratando um passeio num táxi preto (aqueles black cabs iguais aos de Londres). O taxista lhe leva para área dos conflitos, explicando o que são. O passeio dura 1h30min e sai por 10 libras por pessoa (se o carro for lotado). Nós não conseguimos aproveitar bem essa área dos muros indo num ônibus de city tour, pq há centenas de lugares numa região grande. Ah, algumas pessoas dizem que esses subúrbios não são muito seguros e que os muros seriam necessários até hoje, não só como simples atração turística (aliás, não vimos muito turistas nem ali), mas não sei é verdade.
Bom, depois paramos na Queen's University (que tem uma arquitetura primorosa) e no Jardim Botânico. Junto aos jardins, fica o Ulster Museum (grátis). O museu é grande, mas só pq reúne diversos "museus", tem uma ala de arte, outra de história natural, moda, história, tudo junto (o que acaba fazendo com que cada coleção não seja tão diversificada).
Bom, queríamos voltar ao bus turístico para fazer nova volta até os muros para poder vê-los melhor. No folder da empresa, dizia que o último ônibus saia às 16h30min neste período do ano. Chegamos ao centro às 16h10min, mas fomos informados que o último havia saído às 16h pq "ainda não é bem verão". Legal, o que nos restava era ir até a rodoviária para voltar a Dublin, já que tudo, tudo mesmo estava fechado no centro. No folheto com os horários dos ônibus dizia que era de hora em hora. Chegando lá descobrimos que não havia às 17h, mas só às 18h. Esperar era o jeito... Mas conseguimos chegar em Dublin, mesmo com a chuva forte que nos acompanhou por quase toda a estrada.
Meu corpo dói hoje. Caminhar muito, carregando uma mochila pesada. Acho que o passeio valeu a pena, mas Belfast é uma cidade estranha. Sei lá se foi uma impressão errada minha, mas essas feridas recentes ainda doem muito e são algo incômodo para o povo, que ainda não conseguiu se encontrar. Os jovens parecem que andam pela cidade sem saber bem para onde ir.
Belfast mescla prédios antigos com outros modernos (mas não de arquitetura surpreendente). O City Hall é um prédio belíssimo. Dizem que é barato comprar coisas em Belfast (não pude ver pq todas as lojas estavam fechadas no domingo. Ah, e como curiosidade, falando em compras: as notas de libras lá são totalmente diferentes daquelas da Inglaterra, mas claro, as inglesas valem).
Ah, e o sotaque... Achei muito difícil de entender. Não é britânico, nem irlandês. De algumas pessoas, eu não entendia quase nada.
Belfast é uma cidade que pela vale pela história, pelo passado, mas que, ao que parece, ainda está buscando um presente e um futuro.

Veja as fotos: https://picasaweb.google.com/101126651209934567449/BelfastECostaDaIrlandaDoNorte04E05062011#

Nenhum comentário:

Postar um comentário