sábado, 18 de junho de 2011

Viajando sozinho e dicas para facilitar o deslocamento

Eu quase sempre viajo sozinha. Não vejo problemas nisso. Aliás, como já me acostumei, eu até prefiro. Assim, posso ir onde tenho vontade, comer o quero, sem ter que ficar entrando num acordo com outras pessoas. Claro, tem a parte ruim: não ter ninguém ao seu lado para dividir a experiência, não ter com quem conversar nas esperas de aeroportos ou rodoviárias e não ter quem faça fotos suas (ou você fará fotos da paisagem ou autorretratos, basicamente. Claro que dá para pedir para desconhecidos fazerem uma foto sua, mas, normalmente, fica horrível. Ahah).

Eu já viajava sozinha pelo Brasil. Fui para o Nordeste várias nas minhas férias sem companhia. Às vezes, é possível fazer amigos em viagens, em outras, não. Mas sempre vale a pena, se você tem o dinheiro e a vontade de viajar.

Mas ir sozinho também pode ser mais caro. Por exemplo, dividir a comida, normalmente, é mais em conta do que pedir um prato só para uma pessoa. Ou, se você optar por algum passeio e estiver num grupo, pode conseguir desconto. Por isso, é bom você já ter uma ideia do que quer fazer e pesquisar na internet o preço dessas atrações. Isso para se programar na questão financeira e também montar um roteiro para não perder muito tempo quando chegar no lugar.

Colocando o pé no aeroporto, eu sempre procuro o quiosque de informações turísticas para pegar um mapa (se o voo for de madrugada, ainda vai estar fechado). Prefiro andar a pé pela cidade para conhece-la melhor. É claro que quando o lugar é muito grande, deve-se pegar transporte público. Normalmente, em metrópoles, o metrô é a melhor opção. Com um mapa do metrô e da cidade, você consegue chegar em qualquer lugar fácil, fácil, sem nem precisar ficar perguntando.

Na maioria das cidades da Europa é bem seguro viajar, andar pela rua, mesmo à noite. Por aqui, uma mulher sozinha não passa por sufoco, mas é bom sempre ter cuidados, claro. Em alguns lugares, há batedores de carteira, por isso, é bom estar atento aos seus pertences.

Falando em pertences, arrume sua mala só com o necessário. Lembre que você talvez tenha que arrastá-la consigo se o horário de check-in ou check-out de hotéis e de seu voo não coincidirem. Às vezes, o voo chega de madrugada e o check in só pode ser feito depois das 16h. Também tem que pensar em deixar espaço para lembranças ou presentes que comprará na cidade. Já deixe os líquidos e cremes separados num plástico (para viagens internacionais de avião). Se achar conveniente, faça uma listinha do necessário antes de partir para não esquecer nada em casa. E essa lista servirá de base em viagens futuras. Cheque também a eletricidade do local e como são as tomadas (talvez você precisará de um adaptador).

No planejamento da viagem, é legal pesquisar como está o clima naquele lugar. Não só para saber o que colocar na mala, mas também para escolher quando ir. Em certas épocas, chove muito ou faz muito calor em alguns lugares, então, você não conseguirá aproveitar muito o passeio. Por exemplo, Roma é úmida demais em agosto e Sevilha chega a 48ºC no verão.

Arrume as malas e boa viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário