Dicas

Na prática

Reunindo algumas dicas para recém-chegados ou para quem quer vir para cá sobre a vida em Dublin (vou atualizando na medida em que lembrar):

Imigração e banco
Se você tiver todos os documentos necessários para entrar no país, a imigração não será um grande problema. Só vão lhe perguntar algumas coisas (quase sempre questionam se você tem dinheiro e cartões de créditos). No aeroporto, vão carimbar seu passaporte, com o prazo de um mês para você procurar o escritório da imigração e fazer seu visto definitivo. Para isso, precisa levar o passaporte, o seguro saúde e o extrato do banco (provando que você tem três mil euros depositados).
Para abrir a conta no banco, é simples. Você deve levar carta da escola e passaporte e preencher um formulário. Em alguns dias, chega na sua casa uma carta com sua senha, em outro dia, vem o cartão (não mandam junto por questões de segurança). Mais uns dias, chega o extrato.
Ah, você também tem de fazer o número do PPS, algo entre previdência e CPF, para poder trabalhar. Isso também é bem simples. É só levar passaporte, carta da escola e preencher um formulário no escritório do PPS. Em alguns dias, o número chega numa carta à sua casa.

Tickets de ônibus (Dublin Bus)
A passagem de ônibus só pode ser paga em moedas. E o motorista não te devolve o troco. Se for o caso, ele dá um bilhete com o valor que você deve ir buscar no escritório da empresa, na O’Connell Street, no Centro. O valor da passagem depende de quanto você andar com o ônibus. Também há cartões (para um, três, cinco ou trinta dias, com direito a número ilimitado de viagens). Para pagar mais barato (uns 20% menos) como estudante, você deve ir na associação de estudantes no Trinity College e fazer sua carteirinha (custa 15 euros). Para saber os horários dos ônibus clique aqui.
Luas
É um pequeno trem que tem duas linhas, a verde e a vermelha, por regiões mais centrais de Dublin. O valor da passagem depende de quantos setores você vai percorrer. Dá para comprar o tíquete (com moedas) em máquinas nas estações onde o Luas para. Também dá para comprar passes por um período maior ou cartões para usar ônibus e Luas. Ah, para descer, não esqueça de apertar o botão junto à porta, se não, ela não abre. Para saber mais sobre o Luas, clique aqui.
Dart
É o trem, como o Trensurb em Porto Alegre. Não há metrô em Dublin. O Dart percorre regiões mais afastadas de Dublin. A passagem, você compra em cabines ou máquinas nas estações. Para saber mais, clique aqui.

Mercados
Faça sua própria comida, já que essa é umas coisas ruins de Dublin. Os mercados mais baratos são o Tesco (há lojas por todos os lugares) e a Dunnes Store (algumas lojas só vendem roupas, noutras têm comida). As promoções diárias são boas. Para saber onde há Tesco, clique aqui, e para saber mais sobre o Dunnes, aqui. O Super Value tbm tem promoções.
Há um mercado de produtos brasileiros, o Made in Brazil, numa galeria da Moore Street (perto da O’Connell). Há outro na Clarendon Row (no Stephen Green Shopping, pegue a rua ao lado do shopping, então, dobre a primeira direita. O mercado fica depois do primeiro cruzamento, no lado esquerdo da rua, meio escondido).

Adaptador de tomada
Na Irlanda, as tomadas têm três pinos, mas diferentes daqueles do Brasil. Você precisará comprar um adaptador. Na Carrolls, loja para turistas q há em todos os lugares, tem por oito euros. Mas, tem lojas de dois euros (tipo R$ 1,99 do Brasil) na Moore Street q vendem adaptadores por esse preço.
Ah, a voltagem é 220v.

Lojas baratas (roupas em geral e de cama)
Se precisar comprar roupas ou lençóis só para se virar, sem muito luxo ou qualidade, a Penny's e a Dunnes são bem baratas. A No Name também (nessa só tem roupa). Tem promoções de blusas por três euros, cinco euros. É claro que a qualidade é bem ruinzinha, é um padrão abaixo da Renner no Brasil. Mas, dá para comprar lá, em caso de necessidade.
Nessas duas, tbm dá para comprar roupas de cama (lençóis, edredons - que aqui vc compra o edredon branco e tem q comprar tbm uma capa para ele, etc). Mas a Guineys é mais em conta. É uma loja de produtos de cama, mesa e banho com um padrão baixo (mas dá para quebrar o galho). Fica na  Earl Street, caminhando do rio para o Connell St, pegue à direita no Spire, q é logo ali).

Celular
É mto simples comprar celular. Você só chega na loja, diz qual você quer, paga e vai embora. Não precisa nem dar seu nome. Há várias operadoras. A mais popular é a Vodafone. Nela, você compra um aparelho, recarrega 20 euros por mês e pode falar ou mandar msg de graça para outros Vodafone (quase todo mundo). Para ligar para o Brasil, são nove centavos de euro por minuto para fixo, 30 centavos de euro para celular, e 15 centavos por mensagem. Há opção de conta ou pré-pago (você depois pode recarregar em máquinas nas lojas da Vodafone). O preço dos aparelho na Irlanda é menor do que no Brasil. Um telefone bem simples da Nokia sai por 39,90 euros. Um IPhone, no pré-pago, fica na casa de 400 euros. Ou vc pode levar seu aparelho do Brasil e só comprar o chip da Vodafone na Irlanda. Saiba mais sobre a Vodafone, aqui.

Procurando apto
Na escola onde você estudar, possivelmente, vai encontrar bilhetes no mural de gente oferecendo vaga em casa ou procurando. É legal também perguntar para os colegas.
Nestes sites também há ofertas de lugares para alugar (não tem a burocracia do Brasil) ou vagas para dividir apto:
http://www.daft.ie/ (esse é o melhor)
http://www.myhome.ie/lettings
Na Irlanda, você sempre deve deixar um depósito (normalmente o valor do aluguel ou mais) qdo entrar na nova casa. Esse valor só será devolvido ao final, se você achar outra pessoa para ficar no seu lugar.
Outras contas são a internet e TV a cabo. A luz vence a cada dois meses.
A maioria das pessoas orienta a não pegar apto na região de Dublin 1, próximo a Summerhill e ao Croke Park, pq são regiões violentas da cidade.

Procurando emprego                                                                                                                                                 
A FAS é uma agência que oferece o serviço de impressão de currículo de graça. Há várias pela cidade. Você também pode usar o fax de graça para mandar currículos. No site deles há vagas. Ou dá para visualizar em terminais das agências. O site da FAS: http://www.fas.ie/en/
Outros sites com empregos:
http://www.monster.ie/
http://www.jobs.ie/
Além do currículo, você tem de fazer uma cover letter, uma carta de apresentação (sim, aqui eles usam isso). É bacana procurar em agência, mas o que ainda mais funciona é indicação de conhecidos.

Roupas e sapatos
Traga sapatos baixos e confortáveis porque se caminha muito na Irlanda. E opte por aqueles que são fáceis de limpar (não há tanques em nenhuma casa ou apto. Só máquinas de lavar). Traga mochila (é o jeito mais fácil de andar pela rua com tudo o que você precisa). Leve casacos para o frio (se você chegar na primavera, ainda vai ser muito frio e não vai ter mais casacos para vender por aqui). Mesmo em dias de sol, o vento é gelado. Traga mantas para o pescoço.

Parques
Dublin é cheia de parques. So, enjoy it. O Merrion Square e o St. Stephen’s Green são bacanas. O Phoenix Park é o maior da cidade (enooorme. É onde tem o Dublin Zoo). Sente na grama para almoçar, como fazem os irlandeses, e pegar um solzinho na primavera e verão. Em bairros mais afastados, sempre há parques tbm.

Bicicletas
Muita gente anda de bicicleta na cidade. Dá para comprar uma usada em lojas ou pela internet. Também há a opção de alugar. A Dublin Bikes oferece aluguel por três dias ou por um ano. Paga uma taxa, mais um valor por tempo de uso e ainda tem um depósito de 150 euros como garantia, se você não devolver a bicicleta em 24 horas (tem que pegar em um dos terminais e depois devolver). O site deles é: http://www.dublinbikes.ie/


Livros, DVDs, sessões de conversação em inglês e outras línguas e wi-fi de graça
Você encontra tudo isso numa biblioteca pública de Dublin. E o melhor: não há taxa de adesão. Você só precisa levar um documento com foto (passaporte) e comprovante de endereço (sua carta do banco, do PPS, etc).
Para saber, onde há uma biblioteca, clique aqui.