quinta-feira, 6 de outubro de 2011

De volta ao Brasil: o último post

Esse é meu último post neste blog. Estou de volta ao Brasil. Cheguei na casa dos meus pais às 2h15min da manhã de segunda-feira, 27 horas depois de ter saído do meu apartamento na Irlanda para ir ao aeroporto. Tudo correu bem na viagem. Apesar de um pequeno imprevisto logo no começo. Eu tinha três conexões até chegar a Porto Alegre, no RS. O primeiro voo saía de Dublin para Amsterdam, na Holanda, às 6h (horário da Irlanda). O segundo voo, de Amsterdam para Guarulhos (SP), partiria apenas uma hora e meia depois de eu aterrissar na Holanda. Isso era o programado, ao menos. Ao entrar no avião em Dublin, o anúncio do piloto: "o voo está atrasado por causa da neblina. Previsão de atraso: uma hora". Pensei: pronto, perdi meu voo para o Brasil! Cheguei a Schiphol, o aeroporto de Amsterdam, quando faltavam 25 minutos para o próximo avião decolar. Corri como uma louca e cheguei exatamente a tempo.
Não consegui dormir no voo de 11 horas e 30 minutos até Guarulhos. Assisti quatros filmes e meio (o último não consegui ver todo pq o avião já estava entrando em procedimento de pouso) e dois episódios de séries. Em Guarulhos, a conexão para Poa saía só cinco horas depois da minha descida no Brasil.
Ao colocar o pé no aeroporto brasileiro, senti uma sensação estranha, uma mistura de felicidade com incredulidade. Não parecia que estava de volta ao meu país. Eu ouvia português nas conversas ao meu lado e não entendia. Parecia tão estranho as pessoas não estarem falando inglês a minha volta. Muitas vezes, minha primeira percepção era que os adolescentes ao lado estavam falando uma língua talvez do leste europeu, algo incompreensível. Mas não, era português. E no balcão da companhia aérea, para o check-in, o meu primeiro impulso foi abrir a boca para falar "Good evening", mas me segurei a tempo. Ao comprar um sanduíche e um suco no aeroporto, a atendente perguntou se uma água mineral em cima do balcão também era minha. Não respondi. Aquelas palavras não faziam sentido para mim. Ela repetiu. Eu continuei sem falar. A outra atendente socorreu: "não, é de uma outra moça". Então, alguns segundos depois, a pergunta fez sentido no meu cérebro. Mas, acho que foi mais o cansaço da viagem do que o costume de falar inglês. Porque, óbvio, eu falava muito português na Irlanda.
No voo de Guarulhos para Poa, eu capotei. Era tarde demais para mim (eu estaria dormindo há horas na Irlanda). No caminho de carro entre Porto Alegre e Bento Gonçalves, me bateu uma tristeza, ao perceber que tudo estava exatamente no mesmo lugar. Até as placas de publicidade, eu tinha impressão que eram exatamente os mesmos anúncios do dia em que fiz o caminho inverso, indo para o aeroporto.
Agora, já começo a me reacostumar com minha vida. Mas ainda não me acertei exatamente com o horário. Tenho um sono tremendo às 21h (o que já seria uma hora da manhã na Irlanda) e acordo lá pelas 6h (10h na Irlanda). Mas, estou em férias do trabalho por enquanto, então, tenho tempo para me readaptar.
Estou aproveitando a semana para fazer o que não fiz nos últimos seis meses. Fui ao cabeleireiro e ao dentista. Amanhã, tenho oftalmologista e, na sexta, massagista.
Tenho que resolver um problema com o banco. Voltei só com alguns trocados de Real. Esqueci minha senha da conta no banco brasileiro e não consegui fazer uma nova pq os bancos estão em greve. Minha mãe teve que me emprestar dinheiro.
Ainda preciso organizar meu apto em Caxias. Arrumar gavetas, comprar desde comida até creme dental e shampoo.
Bom, mas a vida, aos poucos, volta ao normal, depois de seis meses que passaram rápido demais.
Como eu disse, esse é o último post do blog. Não teria sentido atualizá-lo, já que não estou mais na Irlanda. Mas, não vou tirá-lo do ar. A página continuará por aqui com o intuito de dar dicas para quem pretende se aventurar pela Irlanda ou Europa. Espero que seja útil.
A vocês, queridos leitores e amigos, obrigada por terem acompanhado um verão a mais na minha vida.


2 comentários:

  1. Parabéns! Pela sua jornada :)
    Anderson

    ResponderExcluir
  2. Legal Kelly,

    Bom retorno e boa sorte a na sua re-adaptação a sua realidade Brasileira. (ex: greve de bancos)...
    Com certeza vc não se esquecerá nunca desta viagem. As experiências que vc ganhou na Irlanda vc levará para o resto da sua vida.

    Parabéns pela sua coragem de partir para esta pequena aventura e mais uma vez obrigado pelas dicas.

    Ano que vem pretendo fazer uma viagem parecida para Dublin, (por menos tempo), e com certeza usarei as suas infos como para me orientar na minha viagem.

    Parabéns, Bjs e boa sorte,
    Pedro L.

    ResponderExcluir