domingo, 4 de setembro de 2011

Corrida de cachorros em Dublin

Meu programa da noite de sábado: ver corrida de cachorros. Ahaha. Sim, é verdade. Irlandeses adoram apostar em tudo: rugby, golf, tênis, cavalos, e, claro, em cachorros. Isso porque o jogo é legalizado na Irlanda. Bom, então, lá fui eu, com três corajosos e queridos amigos brasileiros para o Shelbourne Park Stadium (me pareceu que éramos os únicos estrangeiros num estádio lotado).
Na verdade, achei bem divertido. Tentei apostar duas vezes. Na primeira, fui pelo nome do cachorro. Spider Man me pareceu um nome digno. Na segunda, analisei o retrospecto do competidor no livrinho de estatísticas. Smooth Daddy havia ganhado as últimas quatro corridas. Perdi as duas apostas. Meus cachorros chegaram em segundo. Ahah. Mas tudo bem. Fiz a aposta mínima: dois euros por vez.
Funciona assim: tem 12 corridas por noite. Cada uma com seis cachorros galgos (em inglês, a raça se chama greyhound. São aqueles cães magros de patas compridas). Você pode apostar, no mínimo, dois euros por corrida. Se ganhar, você recebe valores que variam de acordo com o retrospecto do cachorro (se for favorito, ganha menos) e de acordo com o número de pessoas que apostaram naquele animal.
Os bichinhos correm atrás de um coelho mecânico numa pista circular. As corridas têm distâncias variáveis, mas que giram em torno dos 500 metros. Os cães percorrem isso em, mais ou menos, 30 segundos. Ou seja, num cálculo rápido, a uns 60 km/h. (Veja o vídeo aí em cima)
Em Dublin, tem dois estádios de corridas. No Shelbourne Park Stadium, em Dublin 4 (perto do canal e do Aviva Stadium), há corridas todas as quartas, quintas e sábados. No Harolds Cross, em Dublin 6, há corridas nas segundas, terças e sextas. O primeiro páreo da noite, normalmente, começa às 20h e o último é às 22h30min.
A entrada geral custa 10 euros. Estudantes pagam cinco. A aposta é de, no mínimo, dois euros. Leve também dinheiro para um hambúrger (o churrasquinho da Irlanda), fish and chips, refrigerante ou cerveja, bem no clima "estádio". Ah, em algumas competições especiais, o preço do ingresso pode subir.
Ah, e lembre de tirar o flash da sua câmera para fazer fotos ou o segurança vai te xingar (ele chamou minha atenção duas vezes, pq minha câmera tava no automático. Ahah)
Confira fotos da corrida: https://picasaweb.google.com/101126651209934567449/Dublin3092011CorridaDeCachorros#

Mais informações sobre as corridas: http://www.igb.ie

Nenhum comentário:

Postar um comentário