quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Roma: encantora


 
Acabei de voltar da Itália, talvez a melhor viagem da minha vida (ok, concorre com a Espanha como a melhor, mas ainda acho que a Itália vem em primeiro lugar). Fui sozinha para Roma, Veneza e Florença. Viajei de trem entre elas e foi tudo muito tranquilo. A Itália no verão é quente, em torno dos 30ºC (em Dublin, já é quase inverno), e linda.
A comida é deliciosa. A pizza de massa sequinha é uma tentação (peça a feita na hora. A de taglio – pedaço - quebra o galho - mais barata -, mas é requentada). Eu amo sorvete. Todo dia, experimentei um gelato diferente (três bolas por dois euros!). E o vinho... às vezes, é mais barato comprar vinho do que água mineral (!). Prove todos, branco, tinto, prosecco. A Itália é um convite ao prazer da mesa.
Se isso já não fosse o suficiente, tem os monumentos, as praças, um clima meio mágico pelas ruelas estreitas. No meu primeiro dia em Roma, eu andei, andei, andei pelo Centro para conhecer as principais praças. Apesar de Roma ser uma cidade grande (com mais de 2,5 milhões de habitantes), praticamente todas as atrações turísticas ficam bem no Centro e dá para fazer tudo a pé. Eu fui andando até para o Vaticano. Ah, só um alerta para você andar por Roma: o sinal verde para os pedestres não quer dizer que os carros não passarão. Eles continuarão andando, mas devagar, porque a prioridade é do pedestre. Ou seja, atenção ao cruzar as vias. Mas, não se preocupe, os motoristas costumam respeitar os pedestres.
Pois então, andei pela Piazza de Chiesa Nueva, pela Piazza Navona (uma das mais famosas e com uma fonte linda), subi até o Ara Pacis, e a Piazza del Popolo. Daí para a Piazza Napoleone (Pincio), de onde se tem uma vista bem legal da Popolo. Continuei meu caminho pela Trinitá Dei Monti e Piazza Di Spagna (tome fôlego sentado nas escadarias). Na sequência fui na Fontana Di Trevi. Óbvio que joguei minha moedinha (duas , na verdade) para garantir meu retorno à Roma (essa é a lenda, ao menos). A maioria das grandes fontes de Roma são cercadas para evitar que as pessoas pulem dentro. Na Di Trevi, ficam dois guardas que apitam se alguém tentar subir na mureta nem que seja para uma foto. Minhas andanças seguiram pela Piazza Della Rotonda e Pantheon (que é graça para entrar e é onde estão os túmulos do pintor Renascentista Rafael e de alguns reis italianos). Dali, fui para Campo Di Fiori para jantar (massa e vinho numa mesinha do lado de fora do restaurante. Delícia!). Nessa região, tem umas lojas com umas coisas baratas. Depois, segui meu caminho para Trastevere, onde eu estava hospedada. Trastevere é região central, mas do outro lado do rio Tibre (Tevere, em italiano). É um bairro muito legal de ruelas estreitas, com restaurantes e bares, lotado quando o sol se põe. A Piazza di Santa Maria in Trastevere é ótima para um sorvete. Para esses lados da cidade fica Gianicolo, um monte de onde dá para ver todo o centro de Roma, a partir de um belvedere junto à estátua de Giuseppe Garibaldi.
Bom, segundo dia em Roma foi reservado a ir ao Vaticano. Primeira parada, Basílica de São Pedro. Para entrar na igreja é de graça, a fila é grande mas anda rápido. Se você quiser subir na cúpula, paga sete euros para ir com elevador. Mas não se engane: depois dele, ainda terão mais de 320 degraus. Para ir só de escada, paga um pouco menos (cinco euros) mas aí são 551 degraus (para pagar os pecados). A vista lá de cima não é tão espetacular porque o Vaticano fica numa baixada, ou seja, só dá para ver os arredores. Detalhe: para visitar o Vaticano (e qualquer outra igreja da Itália) você deve estar com os ombros cobertos e com calção ou saia que fique abaixo dos joelhos (num lugar onde no verão faz mais de 30ºC!!!). Eu não tinha nenhuma roupa que se enquadrasse nisso a não ser calça jeans. Imagina subir os 320 degraus de calça com mais de 30ºC (quase morri!). E fiquei indignada porque várias mulheres estavam de vestidinho de alcinha e só se cobriam com xale (sempre na frente das igrejas tem ambulantes vendendo xales) para passar pela área de segurança, depois tiravam. E eu morrendo de calor! Mas pensando: Deus deve ter muitas coisas a mais para se preocupar do que com 10cm de pano (sim, porque se você estiver de regata não entra, mas com camiseta que mal e mal cubra os ombros, dá). Well, depois que saí da basílica, contornei os muros e cheguei aos Museus do Vaticano. Para entrar paga-se 15 euros. A Capela Sistina fica lá dentro. Então, o único jeito de vê-la é percorrendo os museus (onde há várias esculturas, quadros e objetos de valor histórico). Dentro da capela, não dá para fazer fotos.
Quase desmaiando de calor, tive que voltar para o hostel para trocar de roupas ao sair do Vaticano. Daí, fui de novo para aquela região para ver o Castel de Sant’Angelo. Construído para ser mausoléu do Imperador Adriano e de sua família, depois virou fortaleza papal. Ganhou esse nome porque durante a peste que assolou a Europa, em 590, conta-se que um anjo apareceu no alto do castelo, desembainhou sua espada, e, então, simplesmente, ninguém mais morreu da doença em Roma. Atualmente, o castelo é um museu.
O meu terceiro dia na cidade foi reservado a conhecer a Roma antiga. Primeira parada: o Coliseu. O anfiteatro de quase dois mil anos é uma das coisas mais incríveis que já vi na vida. Gigantesco e consideravelmente bem conservado. É espetacular andar por ele e pensar que os gladiadores romanos lutaram aí, imaginar as multidões vendo os espetáculos, o imperador sentado no seu posto de honra. Com o ingresso (12 euros), dá para ver também as ruínas do antigo Fórum Romano, que fica ali perto (a área é grande e aberta, ou seja, de novo, passei sufoco ao andar pelo sol lá, mesmo de vestidinho). Depois, ainda dei uma passada pelos Fóruns Imperiais (do outro lado da rua, esses são de graça, mesmo) e pelo monumento a Vittorio Emanuelle II (também conhecido como Altar da Pátria), que é muito lindo. Na volta para Trastevere, ainda fiz umas fotos no Largo de Torre Argentina, onde há umas ruínas de uma antiga área sacra.
Essa foi minha Roma no verão: histórica e quente.



Veja minhas fotos de Roma: https://picasaweb.google.com/101126651209934567449/RomaItalia1213E14092011#

Nenhum comentário:

Postar um comentário