quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Veneza: uma das cidades mais lindas do mundo


Minha segunda parada na Itália: Veneza, possivelmente, uma das cidades mais lindas do mundo. Isso porque ela é a única. Para começar, nada de carros ou motos. Só ruelas para pedestres ou canais para embarcações. Então, os ônibus e os táxis, claro, são barcos. Comprei o bilhete válido por dois dias para o Vaporetto (serviço de ônibus-aquático), o que te permite andar tranquilamente pelo canal e pelas ilhas de Veneza.
As ruazinhas de Veneza parecem aquelas de favela, complicadas, pequenas. Se você tiver como meta sair de um lugar para chegar em outro ponto da ilha pode ser bem difícil. Mas não se preocupe. O legal mesmo é se perder por lá, sem rumo, e descobrir novas e encantadoras paisagens. Absolutamente qualquer lugar de Veneza merece uma foto. Tudo é lindo. No final, você sempre vai encontrar o caminho porque a ilha é pequena. Ah, tem gente que diz que Veneza fede. Em algumas ruelas, dá para sentir um cheiro desagradável, sim, mas não é nada insuportável.
Veneza não tem tantos lugares obrigatoriamente turísticos. A Piazza de San Marco, claro, é um deles, onde tem aqueles pombos chatos aos milhares, a Basílica (também só entra com ombros cobertos e com calça ou saia abaixo do joelho), a Torre D’Orologio e o Palazzo Ducale. Ali pertinho fica a famosa Ponte dos Suspiros. No passado, ela ligava a cadeia ao lugar onde os prisioneiros eram executados. Então, os presos passavam por ela e viam Veneza pela última vez e davam um suspiro por saber que nunca mais poderiam andar pela cidade.
Outro ponto de visitação é a Ponte de Rialto (Veneza só tem três pontes ao longo de todo Grande Canal). Ali perto tem o Mercado de Rialto, onde se vende peixe fresco e umas frutas enormes. Vale a pena passear lá pela manhã. Por ali também ficam muitas barraquinhas de vender souvenirs para turistas (inclusive as máscaras, que custam na faixa de 15 euros). Eu fiquei hospedada nessa região, que é um lugar bem bacana.
Pela noite, é legal andar por Canaregio, região do Gheto, antigo ponto judeu. Por ali, achei uma lojinha que vende vinho por litro. Dá para comprar sauvignon, merlot e prosecco por 2,10 euros o litro (acredite!). Ah, você tem que levar sua garrafinha para encher.
Veneza fica na região do Vêneto, que tem um sotaque bem distinto do resto da Itália (e umas ideias separatistas). A ilha é apinhada de turistas, mas dá para encontrar com moradores pelas ruas, especialmente se você fugir um pouco da área mais central.
É bem fácil ir para as outras ilhas que pertencem à Veneza. Eu fui para Murano, famosa pela produção de vidro. Lá visitei o Museu do Vidro, que é pequeno, mas, se você gosta de arte, design, etc, dá para ficar impressionado vendo como, apesar da evolução da técnica, os objetos de vidros de mil anos atrás são parecidíssimos com os que você tem na sua prateleira em casa. Depois tomei um tempo para passar nas lojinhas que vendem bijous, artigos de decoração e outras coisas feitas de vidros (mas em todas tem, mais ou menos, as mesmas coisas e pelo mesmo preço. Pouca coisa é realmente exclusiva e, o pior: como carregar de volta na viagem algo tão frágil? Eu comprei só um brinco e uma pulseirinha).
Na sequencia, fui para Lido. Diferente de Murano, que é parecida com Veneza, Lido tem prédios e uma cara mais moderna. Em Lido tem praia, frequentada mais pelos locais, onde dá para alugar umas cabaninhas na beira-mar. A água é quente, mas a praia não é das mais bonitas. Lido é a sede do Festival Internacional de Cinema de Veneza (sim, é em Lido, não em Veneza exatamente). O Palazzo del Cinema fica a uma boa caminhada da estação de Vaporetto e, confesso, é bem feinho. Ahah. Mas fui lá para fazer uma foto onde, na semana anterior, tinham passado George Clooney, Keira Knightley, Matthew McConaughey, Kate Winslet, Matt Damon, Jude Law, Gwyneth Paltrow e Madonna, entre outros.
Para quem estiver a fim de conhecer, tem outras ilhas, como Burano ou Torcello, mas, na minha opinião, nenhuma supera a beleza de Veneza. Uma das cidades mais lindas e incríveis que já visitei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário