O básico


Algumas informações básicas sobre Dublin e a Irlanda (vou alimentando aos poucos, conforme lembrar):

Irlanda (é uma ilha, acho que todos sabem)

Capital: Dublin
Idioma: inglês e irlandês (gaélico irlandês)
População: 4,3 milhões (em 2006, segundo o Central Statistics Office Ireland)
Principais cidades: Dublin, Cork, Limerick, Galway
Moeda: euro (o país pertence à União Européia). Quer saber a cotação do dia? Clique aqui
Religião: não há uma religião oficial, mas a maioria da população é católica. São Patrício (Saint Patrick) é o santo padroeiro da Irlanda. Seu dia é celebrado em 17 de março, feriado.
Índice de desenvolvimento humano (IDH): 0,895 (muito alto. O indicador vai até 1) no ano de 2010. O quinto melhor índice do mundo.
Fuso horário: normalmente, são três horas de diferença entre Brasil (horário de Brasília) e Irlanda (Dublin). Agora é horário de verão na Europa (começou dia 27 de março de 2011 e vai até 30 de outubro de 2011), então, há quatro horas de diferença. Quer saber a hora lá agora? Clique aqui
Código do país (telefonia): 353 (para ligar para lá disque 00 + código da operadora + 353 + código da cidade + nº telefone). O código de Dublin é 1. Para saber códigos de outras cidades, clique aqui.
Área do país: 70,2 mil quilômetros quadrados (para se ter uma ideia, a área do Estado brasileiro do Rio Grande do Sul é 281,7 mil quilômetros quadrados, ou seja, é quatro vezes maior do que a Irlanda).
Temperaturas: as médias variam de 2ºC a 9ºC no inverno e de 11ºC a 18ºC no verão (um dia muito quente lá costuma ter temperatura de 24ºC). No verão escurece tarde. Em julho, agosto, ainda há luz do dia às 23h. Quer saber como está o tempo pela Irlanda? Clique aqui ou aqui
Governo: república parlamentar. Há um presidente e um primeiro-ministro. Atualmente, a presidente é uma mulher, Mary McAleese. No segundo mandato, ela está no cargo desde 1997 (o presidente irlandês ocupa o posto por sete anos, com direito a uma reeleição). O primeiro-ministro é Enda Kenny.
Fronteira: na parte de cima da ilha, fica a Irlanda do Norte (é outro país. Não confunda, por favor). A Irlanda do Norte pertence ao Reino Unido (junto com Inglaterra, País de Gales e Escócia) e tem como moeda a libra. A capital do país vizinho é Belfast.

Site do governo da Irlanda: http://www.gov.ie/en/
Site sobre a presidente: http://www.president.ie/
Site sobre primeiro-ministro: http://www.taoiseach.gov.ie/eng/
Site turismo: http://www.discoverireland.com/int/
Guia turístico Lonely Planet: http://www.lonelyplanet.com/ireland