terça-feira, 6 de setembro de 2011

St Michan's Church e os corpos mumificados naturalmente

Eu sigo na minha busca por lugares ainda não vistos de Dublin. Hoje, fui na St. Michan's Church. Essa igreja é a mais antiga do lado norte de Dublin. Originalmente, foi fundada em 1095. Mas a construção que você encontra agora foi feita em 1685 e renovada em 1825. No interior da igreja, o destaque é um órgão do século 18. Porém, o mais interessante mesmo está nas criptas: corpos mumificados naturalmente.
Pessoas influentes dos séculos 17, 18 e 19 eram enterradas no subsolo da igreja. Há um cemitério aos fundos também. Mas, quem podia pagar mais, garantia um lugar nesse espaço nobre, nas catacumbas. Por causa da baixa umidade, mesmo sem ter sido embalsamados ou preparados para isso, os corpos ficaram mumificados. Alguns caixões estão abertos, então, é possível ver as múmias. Dá para perceber a pele, alguns dedos, a coluna e até alguns órgãos internos dos cadáveres.
Entre as histórias que contam é que Bram Stoker, o autor de Drácula, visitou as criptas quando era pequeno. E essa imagem foi das inspirações para escrever o livro. Realmente, o lugar é um pouco sinistro. Você entra por uma porta de metal na altura do chão e desce para um corredor com diversas salas de pedra. Cada uma é onde estão enterrados diversos corpos.
Para entrar na igreja (que é anglicana e tem missas até hoje, aos domingos) é de graça. Mas só se pode ter acesso à cripta se você pagar. A entrada normal custa 4,5 euros. Estudantes pagam 3,50 euros. Mas, se você estiver num grupo de, no mínimo, seis pessoas, paga 2,5 euros (junte os amigos. Foi o que eu fiz!). O passeio é guiado, mas é bem rapidinho. Você visita só duas dessas criptas. A igreja tem cinco no total.
A Michan's Church fica na Church Street, em Dublin 7 (perto de Four Courts).
Confira algumas fotos da igreja. Ah, essa foto aí de cima eu peguei na internet, porque é proibido fotografar dentro das criptas.
Minhas fotos:
https://picasaweb.google.com/101126651209934567449/Dublin6092011#

Nenhum comentário:

Postar um comentário