sexta-feira, 17 de junho de 2011

Espanha: o lugar onde quero morar

Sempre quis ir para Espanha. Eu fui na última semana. E não me decepcionei. É um país apaixonante. Na verdade, a Espanha lembra muito o Brasil. Gente que fala alto, bronzeada (ao menos, os do centro para o sul), que vai para praia e que dá dois beijinhos no rosto para cumprimentar. Bem diferente dos irlandeses. Outras vantagens sobre a Irlanda: o transporte, a comida (maravilhosa!), quase tudo é mais barato. Em Madrid, o metrô custa só um euro por viagem.
O clima é ótimo: em Madrid e Barcelona, nesta época está na faixa dos 25ºC. Já em Sevillha, no Sul, os termômetros chegam fácil aos 37ºC (e ainda é primavera!). Sou apaixonada por sorvete, e as heladerias estão em cada esquina. As tapas são uma perdição. A Espanha é um daqueles países onde comer no Mc Donalds é pecado mortal, digno de ir direto para o inferno. Ahah. A comida lá é fantástica e deve ser provada. Eu adoro jamón (o presunto deles, que, na verdade, lembra copa do RS). Tbm há mtas opções em bebidas, começando pelas cañas de cerveja ou de vinho. Aliás, várias bebidas típicas utilizam o vinho (mas, na minha singela opinião, eles estragam o vinho misturando com coisas doces, como viño de verano - com suco de limão, viño de naranja - com laranja). A famosa sangria (mistura de vinho, frutas e licores), para mim, lembra aquela bebida politicamente incorreta que eu tomava quando era criança (na Serra gaúcha, os pais costumavam misturar vinho com água e açúcar para dar para os pequenos. Ahah. Eu tomava isso almoçando quando tinha uns quatro, cinco anos. Ahah). Já a granizada (não alcóolica, suco congelado) é um sacolé no copo. Ahaha. Mas, claro, tudo deve ser provado.
Viajei sozinha (como faço quase sempre), mas encontrei alguns amigos queridos que vivem na Espanha. Como falo espanhol, a viagem foi super tranquila. Mas cansativa. Para ficar mais barato, optei por um roteiro meio louco. O trem é muito caro (mais de cem euros por trecho entre cidades). Então, saí de Dublin, voei até Madrid. Depois, fui de ônibus para Sevilha (seis horas de viagem, durante a noite). Mais dois dias, vôo de cia de baixo custo para Barcelona. Então, voltei para Sevilha de avião dois dias depois. E ainda mais seis horas de Sevilha para Madrid de ônibus para voltar para Dublin. Meus pés estavam super  inchados ao chegar em casa.
Com meus dois meses de Irlanda, eu já me acostumei ao trânsito em mão inglesa e sempre olhava para o lado errado ao atravessar a rua na Espanha (os carros seguem no mesmo sentido da via que no Brasil). Ahah. Outra diferença que me chocou, num primeiro momento: comparando com os irlandeses (ou britânicos), os espanhóis são muito mal educados. É questão cultural, claro. Mas na Irlanda e no UK, as pessoas nem te encostam na rua e já estão pedindo desculpas ("sorry, sorry"). Na Espanha, nem pensar pedir desculpas ou por favor.
Cada cidade que visitei, Madrid, Barcelona e Sevilha, merece um post. Acompanhe a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário