sexta-feira, 3 de junho de 2011

Indo para Belfast

A Irlanda do Norte é logo aí, então, é fácil para alguém que em Dublin conhecer o país vizinho. Dá para ir de ônibus ou de trem. Se a sua opção for pegar a estrada, o bus sai da rodoviária, Busáras, de hora em hora. O return ticket (ida e volta) custa 22 euros ou 20,50 euros, se tiver carteirinha de estudante (ah, não tem horário determinado na passagem nem dia. Você vai e volta a hora que quiser. Também não te pedem documento ou nada, mesmo sendo viagem internacional).
Você pode reservar acomodação e passeios no quiosque de informações turísticas da Irlanda do Norte, que fica na Suffolk Street, em Dublin (ali perto da Grafton, no prédio de uma antiga igreja). Reservando, você não precisa pagar nada na hora e ainda tem desconto. As atendentes são bem simpáticas e podem te dar mapas e orientações sobre o que fazer.
Lembre que a Irlanda do Norte pertence ao Reino Unido. Ou seja, a moeda é a libra, não o euro. Troque dinheiro em uma casa de câmbio ou saque num caixa eletrônico lá, se você tiver Visa Travel Money.
Eu e outros brasileiros vamos conhecer os Giants Causeway (formações rochosas junto à praia na costa norte do pais, consideradas patrimônio natural da humanidade pela Unesco) e a Carrick-a-Rede Ropebrigde (uma ponte suspensa entre dois penhascos bem famosa). Reservando com antecedência, o passeio fica por 16 libras por pessoa (se quiser cruzar a ponte tem que pagar mais cinco libras). Isso no sábado. No domingo, vamos circular por Belfast. No roteiro, o lugar onde o Titanic foi construído (sim, o barco foi feito na Irlanda do Norte há exatos 100 anos. Ano que vem, é o centenário do naufrágio) e os painéis pintados nos muros que dividiam a cidade entre católicos e protestantes.
Na segunda, conto como foi.

Informações turísticas sobre a Irlanda do Norte: http://www.discovernorthernireland.com/ ou http://www.gotobelfast.com/
Giants Causeway: http://www.discovernorthernireland.com/Giants-Causeway-Antrim-Northern-Ireland-Bushmills-P2800
Horários de ônibus para Belfast: http://www.buseireann.ie/pdf/1
282311638-1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário