quarta-feira, 20 de abril de 2011

Castelos e séculos de história

Consegui ir ao Dublin Castle finalmente. Tinha tentado várias vezes comprar ingresso para o tour e estava sempre lotado (e eles não vendem de um dia para outro). Na verdade, do castelo de 1204, só tem uma torre ainda de pé. Mas a construção contígua, modificada várias vezes ao longo dos séculos, serviu como sede da administração por 700 anos (o representante do rei ou rainha do Reino Unido na Irlanda morava lá).
Num acesso subterrâneo, há os resquícios de um forte que deu origem à cidade de Dublin. O nome Dublin, aliás, viria de Dubh Linn, que significa Black Pool, por causa de um rio que passava ali ao lado do forte. Nesse subterrâneo, tem água infiltrada ainda hoje (os visitantes jogam moedas, tipo fonte dos desejos).
Atualmente, o prédio abriga a posses do presidente irlandês e também serve para recepção de chefes de Estado que visitam o país. Pelos corredores, já passaram Margareth Tatcher, Bill Clinton, Nelson Mandela, só para dar alguns exemplos.
Há dias, percebi que o local estava meio em obras, com pintores e escadas por todos os lados. Agora, sei pq: está sendo preparado para recepção da rainha Elizabeth II, que visitará o país em maio. A última vez que um monarca britânico havia visitado a Irlanda foi em 1922. Aliás, no próximo mês, o presidente dos EUA, Barack Obama, também deve vir a Dublin.
Well, para finalizar a tarde fui na National Library, a biblioteca nacional (um prédio lindo de 1890) e ao museu nacional de arqueologia (a entrada é free nos dois). No museu, tem uns corpos humanos super bem conservados, datados de alguns séculos antes de Cristo. Tem objetos de diversas épocas, mas, particularmente, achei mais ricos os da fase medieval.
As fotos do dia: https://picasaweb.google.com/101126651209934567449/Dublin21042011#

Nenhum comentário:

Postar um comentário