domingo, 24 de abril de 2011

Anotações sobre as diferenças Brasil x Irlanda

A Irlanda não é um daqueles países em que um brasileiro recém-chegado toma um choque cultural. Muitos dos hábitos daqui são os mesmos do Reino Unido ou dos EUA. Mas, listo algumas curiosidades sobre diferenças (e semelhanças) do dia-a-dia dos irlandeses, em relação ao Brasil.
- Os bancos têm caixas eletrônicos do lado de fora do prédio (na rua mesmo) e sem nenhuma proteção. Imagine se fosse no Brasil... Mal o dinheiro tava saindo e já tinha alguém de olho...
- As casas e prédios não têm grades de proteção. Também não é tão comum ver policiais nas ruas. Assaltos (à mão armada, com violência) são raros. Mas, furtos são comuns (esteja atento ao seu dinheiro, celular, etc, em locais públicos).
- Muita gente usa bicicleta. Tem para alugar em muitos lugares. O corredor dos ciclistas é o mesmo que o de ônibus. E os veículos respeitam.
- As sacolas plásticas foram abolidas. Vc tem de ir ao supermercado com a sua própria (quando esquece, tem que carregar na mão). Nas lojas, o cliente recebe uma sacola de papel.
- A geladeira tem o congelador na parte de baixo (ao menos, aquela aqui de casa tem).
- Não há tanques para lavar a roupa em nenhuma casa. Só máquinas de lavar. Os irlandeses optaram por só ter um estilo de vida "mais prático".
- A programação de TV é composta basicamente por seriados, desenhos, etc, dos EUA. Passa House, Desperate Housewives, American Idol, Bob Esponja, Simpsons... E noticiário da BBC, de Londres. Não tem tanta coisa local.
- Não se almoça de meio-dia, como no Brasil. Esse é o horário de fazer apenas um lanche. A principal refeição, para reunir a família ou celebrar algo com amigos (mesmo se for num domingo) é o jantar.
- No ônibus ou no trem de superfície, não se apresenta o tiquete para ninguém. Vc entra e senta. De vez em quando, passa fiscal (mas não é sempre).
- Tenha moedas. Em quase todos os lugares, vc compra tíquetes ou produtos usando máquinas, que, muitas vezes, não dão troco. Dpois, vc tem de buscar o que lhe é devido no escritório da companhia (no caso dos ônibus).
- Os irlandeses bebem muito. E isso é algo normal. Mas os pubs começam a funcionar cedo e fecham cedo (no máximo do máximo, às 2h). Os únicos dias em que não podem vender bebida alcoólica são a Sexta-Feira Santa e o dia de Natal. Então, a maioria fecha nestas datas.
- Os irlandeses gostam de futebol Mas os esportes mais populares mesmo são aqueles considerados de rico no Brasil ou uns estranhos para nós. Gaelic Football (algo entre futebol e rubgy), rugby, golf, tênis, criquete são os mais pops.

Nenhum comentário:

Postar um comentário