segunda-feira, 11 de abril de 2011

Circulando por Dublin

Hj foi meu primeiro dia pela cidade. Primeiro, fui para escola. De ônibus, levo cerca de 45 minutos. Mas foi bem tranquilo me achar. Chegando, fiz uma prova escrita com 100 questões (tem menos de meia hora para responder). Então, passei por uma breve entrevista com o diretor do turno da manhã. Acertei 59% da prova. Segundo o diretor, não é comum brasileiros recém-chegados acertarem tanto (me senti grandona. Ahaha). Ele me perguntou de que Estado eu sou e qdo respondi: "Rio Grande do Sul", ele disse: "Oh, gautcha! There are other 'gautchos' here". Eu ri. Well, ele me encaminhou para uma turma de um nível intermediário. Mas achei a aula mto difícil. Pq, na verdade, nesse nível, há textos de revista, filmes e outras coisas assim para serem interpretados. Não é aulinha de ficar explicando, sabe? Só que eu até posso ter ido bem na gramática, mas não consigo entender mto bem qdo as pessoas falam mto rápido (caso do filme de hj) e meu vocabulário não é mto extenso (me perdi analisando o texto da revista, mas consegui responder a uma pergunta q meus colegas não sabiam. Rá). Acho q vou pedir para trocar para um nível inferior. O diretor me aconselhou a ficar uma semana neste nível para ver se realmente é mto difícil para mim. A maioria dos meus colegas é de origem oriental. Tem uma menina brasileira e uma de um país muçulmano (ela usa um véu cobrindo os cabelos). Só  que eles estão há mto tempo aqui, por isso, estão beeem mais adiantados q eu. Um coreano me contou q chegou em fevereiro do ano passado.
Depois da aula, caminhei pelos arredores. Primeiro, fui no parque bem em frente à escola, na Merrion Square. Dpois, sem rumo, cheguei ao St. Stephen's Green Park (esse é bem legal. Eu acho q algumas cenas do filme Casa Comigo foram gravadas nele, mas não tenho certeza). Caminhei pela Grafton Street, uma rua cheia de lojas e com passagem só para pedestres e fui num shopping por aí tbm.
Well, já fiz umas compras úteis. Primeiro, um cartão de ônibus. Pagando em dinheiro, na distância que eu percorro, a passagem custa 2,30 euros (viu, e vc achava o Visate caro!? Ahaha). Mas é possível comprar tickets para três, cinco ou trinta dias. Os preços são diferentes se vc é adulo, criança, estudante ou turista. Comprei um de cinco dias para estudantes por 15,7 euros. Vc pode usar quantas vezes quiser e não necessariamente por dias consecutivos. Veja preços e itinerários aqui.
Comprei tbm um adaptador para tomadas. Na Irlanda (e tbm no Reino Unido), as tomadas têm três pinos meio quadrados, diferentes daquelas de três pinos do Brasil.
Tentei procurar casacos pq passei frio hj. Foi um típico dia irlandês. Amanheceu chovendo, saiu o sol, choveu de novo, ficou nublado, ventou mto e com um ar gelado, e fez sol de novo. Praticamente Caxias! Ahahah. Em todas as casas, nas lojas, no ônibus, no trem têm calefação mto forte. Qdo eu acordei pela manhã, estava me sentindo enjoada possivelmente por causa da calefação. Na aula, meu nariz sangrou pq o ar estava seco demais. Numa livraria, tive q sair pq não conseguia respirar de tão quente que estava. Ah, qdo estava no ônibus pela manhã, um menino irlandês desmaiou. Talvez a pressão dele tenha baixado por causa do calor. O guri, de mochila nas costas e uniforme, estava de casaco (nota: só eu e um casal de brasileiros tentamos ajudar o menino. Todos os irlandeses - inclusive um colega dele ao lado - nem se mexeram qdo o estudante, q não devia ter mais do q 10 anos, caiu). Não curti toda essa calefação. Vc tem q ficar de manga curta dentro dos lugares e completamente encasacado para ir à rua. Ou não. As irlandesas andam por aí de shortinho ou sainha e sem meia-calça com um vento extremamente gelado (tipo inverno em Caxias).
Ah, não espere ouvir só inglês pelas ruas. Ouvi italiano diversas vezes, espanhol tbm. Vi mtos orientais e gurias com o cabelo coberto por véus. Dublin é uma cidade multicultural.
Os prédios, em compensação, são todos exatamente iguais numa mesma vizinhança. O q é horrível, pq vc fica sem referências. Não me perdi pelo Centro, q eu não conhecia, mas me perdi voltando para casa (desci na parada certa, mas como todas as casas são iguais, fui parar em outra rua. Ahaha).
Well, amanhã conto mais sobre Dublin.
Se quiser ver fotos, clica aqui.

Um comentário:

  1. Viu só Kelly, Dublin se vestiu de Caxias só pra te receber.. ahahah.
    aproveite
    bj

    ResponderExcluir