sábado, 23 de abril de 2011

Praia em Malahide (de casaco e manta)

Adoro praia. Mas, meu conceito a respeito do assunto normalmente não incluiria as palavras casaco e manta na mesma frase em que mar. Mas, na Irlanda, sim. Fui para Malahide, povoado ao norte de Dublin. É pertinho. Dá para ir de ônibus urbano, mas preferi ir de Dart para ver como era. O Dart é o metrô de superfície daqui (tipo o Trensurb de Poa).
Primeiro, fui ao parque, onde tem o Malahide Castle, casa da família Talbot de 1185 até 1975. Estudante paga 6,3 euros para entrar, mas digo: não vale a pena. Não tem nada de supreendente lá dentro.
Depois fui passear pelo centrinho de Malahide, que é uma graça. E pela orla. Sim, Malahide tem praia. E de areia!!! O que é bem raro por aqui. Normalmente, a beira-mar é formada por pedras e só. O dia foi ensolarado, mas o vento (como sempre) estava bem gelado (especialmente, junto à praia). Eu estava de casaco e manta. Se tirasse as mãos do bolso, elas ficavam geladas. Mas, pasmem: vi duas irlandesas de biquini (até tiraram a parte de cima para se "bronzearem" mais). Em quase toda a loja de Dublin, tem biquinis para vender (com a parte de trás da calcinha enorme, quase um calção no Brasil). Até então, eu jurava que eram para ser usados só em clubes (com piscinas aquecidas) ou viagens internacionais.
Também vi crianças de maiô ou calção de banho entrando na água. Uma mãe chegou a deixar um menino pequeninho nu!!! (Se fosse uma criança brasileira já estaria morta a essa hora, de hipotermia. Ahaha).
A água é bem azul. Os irlandeses sentam na areia ou grama, lancham (tem que trazer de casa, não tem ambulante), levam os cachorros (muitos deles).  Mesmo que eu não consiga usar biquini por aqui nem no verão, quero voltar à Malahide outras vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário