sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cliffs of Moher

Uma das atrações naturais mais famosas da Irlanda são os Cliffs of Moher, penhascos à beira mar na costa oeste. Atravessei a Irlanda na horizontal (já que Dublin fica no lado leste). De ônibus, dá quase três horas. A viagem vale a pena. Mas, um aviso: leve cachecol e gorro. Venta muito lá em cima. Hj, o dia estava lindo e quente em Dublin. Saí de camiseta e casaco (mas sem o tal cachecol). A paisagem dos Cliffs é linda, mas, em  15 minutos, eu já estava com dor de ouvido e morrendo de frio. Os penhascos têm mais de 200 metros de altura, em relação ao mar. Lá em baixo, há cavernas. Lendas de sereias e cidades perdidas no fundo do mar rondam o local.
Os cliffs ficam na região de County Clare. Dá para pegar um ônibus turístico em Dublin para ir, ou viajar para Galway e partir de lá. Também há a opção de alugar um carro (acho até que essa é a melhor, mas atenção: há, pelo menos, dois pedágios no caminho). Não recomendo a empresa que nós contratamos (o nós é um grupo de oito brasileiros e um espanhol), chamada Paddywagon. O tour deles é bem chatinho, embora o folheto jure que foi eleito o mais divertido numa votação de mochileiros (a noção de diversão deles não é a mesma que a minha, definitivamente). Eles param em uns lugarzinhos bem mais ou menos, com shoppingzinhos para turistas, mas, nas cidades legais, não. E mais: é caro, 40 euros.
A viagem só valeu por causa dos cliffs (mas tem outras empresas que fazem o roteiro) e por causa de casal de senhores italianos, da região de Piemonte. Estão em Dublin para visitar o filho, que estuda inglês por aqui. Divertidíssimos, deram dicas de viagem pela Itália. Em italiano! Sim, por causa do dialeto que se fala na Serra, eu consigo entender bem a língua, mas não falo nada. Eu respondia numa mistura de italiano, português e espanhol. Ahaha. Mas a gente se entendeu. Na volta para casa, encontrei outra senhora italiana, que veio me perguntar se eu entendia a língua pq ela não falava inglês e queria saber qual era o ônibus que deveria pegar para o hotel. Tbm com ela consegui me entender.
Mais um dia nessa Babilônia, onde se fala de tudo. Às vezes, até inglês. Ahaha.
As fotos: https://picasaweb.google.com/101126651209934567449/Dublin22042011#

Nenhum comentário:

Postar um comentário