segunda-feira, 18 de abril de 2011

Carteirinha estudante, Trinity College e galeria de arte

Os dias passam velozes em Dublin. Hj, fui ao Trinity College fazer minha carteirinha de estudante para poder comprar cartões de ônibus mais baratos (não só de urbano, mas também de Luas, de trem, de interurbano). A carteirinha custa 15 euros. Fazem uma foto horrível sua para estampar nela e tem validade até o final do ano. Diferente do Brasil, estudantes aqui  não pagam meia. No bus, o desconto fica na faixa de 25%. Em outros lugares, não chega a 10%.
Deixa eu falar um pouco da Trinity. É a maior faculdade de Dublin. Foi fundada em 1592 pela rainha Elizabeth. Por mais de 300 anos, a universidade só aceitou alunos protestantes. Lá, descobri um bandejão para estudantes. Você escolhe o prato, que sai entre 4,5 euros e 7,9 euros mais a bebida. E é comida de verdade (arroz, carne, etc). Acho que vou comer lá amanhã para ver se é bom.
Depois do passeio pela Trinity, acompanhei o Fábio, um paulistano que chegou há um mês com a mulher, a Sabrina, até a FAS, uma agência de emprego. A FAS não cobra nada pelo serviço. Eles dão dicas de como fazer o currículo e você pode imprimir cópias dele lá de graça. Você também pode usar o fax para passar currículos ou o telefone para contatar um empregador, também sem taxas. Aproveitei e dei uma olhadinha em possíveis trabalhos. Alguns, de atendentes de delicatessen, não pediam experiência, mas acho que meu inglês ainda não é suficientemente bom para procurar emprego. E preciso me preocupar em achar uma casa para alugar antes de ter trabalho.
O último passeio do dia foi à National Gallery of Ireland, uma galeria de arte, com esculturas e quadros de artistas irlandeses e mestres europeus. Tem quadros de Picasso, Monet, Caravaggio, Velásquez, etc. E o melhor: a entrada é grátis! Viva Dublin!
Veja as fotos do Trinity College: https://picasaweb.google.com/101126651209934567449/Dublin18042011#

Nenhum comentário:

Postar um comentário