terça-feira, 3 de maio de 2011

Um pouquinho deprê

A vida de um estrangeiro na Europa não é tão glamourosa assim quanto a maioria das pessoas pensa. Estou aqui há três semanas. E não ganhei um centavo até agora. Só gastei (em euro - multiplique por 2,4 - ou em libra - multiplique por 2,7) o que havia economizado no Brasil (em reais). A vida aqui é cara, comida, transporte. Tenho que arrumar um emprego ou um jeito de ganhar dinheiro nos próximos dias urgentemente.
E, sério, eu não tenho gastado demais. Algumas vezes, chego a não comprar comida e ficar com fome para não gastar.
Tenho saudades das minhas roupas e sapatos que ficaram no Brasil. Eu trouxe poucos (comparando com o que tenho). Tive de comprar roupas aqui (até aquelas bem simples, para ficar em casa). 
O meu padrão de vida está bem menor. No Brasil, eu fazia natação. Aqui, sem exercício (caminho muito para chegar aos lugares, mas eu precisaria de academia ou natação), minhas costas e meus joelhos doem muito, todos os dias, desde que cheguei. Também tenho medo de engordar ou ficar com o corpo feio (vc pode achar boagem, mas isso sempre foi mto importante para mim, sinônimo de saúde). Aliás, minhas unhas já estão horríveis (outra coisa que sempre fiz questão de cuidar). Não sei se é a comida cheia de conservantes ou o tempo eternamente frio, mas todas elas estão quebradas (algo que nunca tinha acontecido no Brasil).
Não aguento mais comer sanduíches e não almoçar (o hábito daqui). E o frio me deixa deprimida. Mesmo com o sol que tem feito nos últimos dias (está claro até quase 22h), o vento é gelado. Tenho dor de garganta (espero q não vire infecção. Tenho tendência a isso. Só que médico para estrangeiro, só particular).
Sem grana, vou ter de dividir quarto com outra pessoa e apto com outras cinco para economizar. Eu já estou em uma idade em que gostaria de ter minha própria casa (isso no Brasil) e não ficar brincando de acampamento.
Tive de adotar outros hábitos que não tinha no Brasil: comprei uma mochila e quase só ando de tênis. Como ando muito, não teria outra solução. Minhas costas estavam doendo tendo que carregar a bolsa em um só ombro. Mas, no Brasil, você nunca me veria de mochila. Ali, eu só usaria tênis para exercício em parques, nunca para sair na rua numa situação normal. Aqui, todo mundo senta pelo chão aqui e vive meio sujo.
Outra coisa: os irlandeses são frios (e feios). Tenho impressão que, se eu desmaiar na rua, ninguém vai dar bola e ainda vão reclamar que estou atrapalhando o tráfego. Mesmo alguns brasileiros não são mto recpetivos. Sinto falta de amigos de verdade.
Dublin é pequena e cinza. Tenho impressão de já ter conhecido toda a área central ainda na primeira semana. Qdo estive em Londres, vi como há mto mais opção lá (só q Londres tbm é fria e cinza).
Glamour? Eu não vi. Mas, claro, que tem as coisas legais, como poder conhecer gente de todo mundo, aprender coisas e viajar.
Sorry. Só um desabafo. Não chorei ainda aqui. Mas, hj, no ônibus, quase me deu vontade.

3 comentários:

  1. Kelly, deixa de ser perua :) Logo vc vai descobrir que caminhar e o melhor exercicio, que andar sem salto tem seu glamour além de ser super confortavel. E viver sem o Visatao é o melhor. As unhas curtas tambem sao bonitas, aproveita e muda o look.
    E brincar de acapamento é divertido, principalmente quando se sabe que é por pouquissimo tempo. Assim vc vai ter novos amigos. Ta frio??? vai tomar umas Guinness guria. E para de comer sanduiche e vai aprender cozinhar isso pode ser muito útil.
    E quanto ao sol de oferece Sevilla, a primavera ta bombando aqui, vem pra ca vem...
    E animo menina, essa experiencia vai te fazer crescer como pessoa.
    Cualquier cosa llamame
    besitos

    ResponderExcluir
  2. Gata não desanima! Pelo amor de Deus, nem parece a Kelly que eu lembro com carinho: força!
    Concordo com o que o teu amigo(a) disse no comentário anterior, tenta ver a situação por outro prisma e manter a calma.
    Lembre-se, que acima de tudo, tu estar aí é uma conquista tua e só isso já vale a comemoração. Pode não ser fácil, como tu descreveste, mas com certeza tem sido um aprendizado e tanto.
    Um beijão, fica bem!

    ResponderExcluir
  3. Kelly Isis, faz favor!!! Tu tá na Europa, mulher, isso é muito bom!!! Esquece as coisas ruins e nada de choro, tu vai voltar daí com um aprendizado que aqui nunca teria. Só pra te animar: aqui já começaram os dias cinzas, chuva, frio, aquele inverno que a gente odeia. Te joga na Guinness que vai dar tudo certo. Beijão

    ResponderExcluir