domingo, 22 de maio de 2011

Kilmainham Gaol, museu-prisão

Fui conhecer a Kilmainham Gaol, no sábado. É uma antiga prisão, agora um museu. Fica em Dublin 8, ali pelos lados da Guinness, do St James Hospital. O prédio construído em 1796 serviu como cadeia até a década de 1920. Ou seja, aprisionou líderes de diversas revoltas frustradas pela independência da Irlanda.
Os principais articuladores do levante de 1916 ficaram presos lá e foram executados no pátio da Kilmainham. A prisão também servia para mulheres e crianças. Gente que roubou três fatias de pão ou algumas batatas também foi parar na cadeia.
Esse é um passeio legal de fazer se o seu nível de inglês já é bom. Porque a visita é guiada. O guia lhe conta muitas histórias (e isso que é o bacana do passeio) sobre a cadeia, que, são, em sua essência, a história do país. Então, se você recém-chegou à Irlanda e seu inglês não é muito bom, eu recomendo esperar para ir à cadeia.
Ah, é baratinho: estudantes pagam só dois euros. Adultos, seis. Diariamente, visitas entre 10h e 16h40min (nesta época do ano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário