terça-feira, 3 de maio de 2011

Fechando apto

Hoje, eu fechei o negócio com a menina do meu novo apto. Aqui na Irlanda, para alugar casa todos pedem um depósito, um espécie de caução. O proprietário cobra dos inquilinos esse valor, que só é devolvido quando entregar o apto (se estiver em boas condições). Mas, como aqui quase todo estrangeiro vive com diversas outras pessoas e sai antes de acabar o contrato, funciona assim: quem está saindo do apto (seja para se mudar para outro ou voltar para seu país) tem que arrumar outra pessoa para ficar no seu lugar. Então, você cobra o depósito dessa pessoa e fica com a grana (entenderam?). Aí, o último a sair e devolver o apto ao proprietário fica com o valor que ele entregará de volta. Só para ficar bem claro: esse valor não é um adiantamento do primeiro aluguel. Ao entrar, vc terá de pagar o depósito mais o primeiro aluguel.
Normalmente, esse depósito é o valor do aluguel. Mas, no meu caso, é maior pq o apto é novo e o proprietário cobrou mais por causa dos móveis recém-comprados.
Espero que as pessoas com quem vou morar sejam legais. Só vi e cumprimentei a húngara e um dos coreanos. Não conheci o outro coreano, nem a coreana, muito menos a brasileira com quem vou dividir o quarto.
Vou ter de comprar lençóis, travesseiros, edredon, cabides e uns potes para comida para minha nova casa. Pretendo me mudar no domingo, quando completo um mês de Irlanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário