quarta-feira, 25 de maio de 2011

Quer aprender inglês? Pergunte-me como

Não é tão fácil assim incorporar o inglês, mesmo morando num país estrangeiro. Claro, mais fácil aqui do que no Brasil. Mas não pense que o simples fato de você ter aterrissado em uma terra estranha vai fazer de você alguém que falará muito bem o idioma local. Praticamente todos com quem eu falo (não só brasileiros) dizem que esperavam ter melhorado muito mais o inglês do que realmente o fizeram no período que estão aqui. Isso por vários motivos: se você não estudar em casa, não vai fixar tanta coisa; em muitas lojas, você é "atendido" por máquinas; a maioria dos estrangeiros convive muito com pessoas da mesma nacionalidade ou, ao menos, da mesma língua. Além de português, eu tenho falado muito espanhol (meu espanhol é melhor do que meu inglês), porque há muitos sul-americanos (argentinos, venezuelanos e chilenos) e espanhóis vivendo em Dublin.
Acima de tudo, aprender, de verdade, um idioma é uma questão de tempo. E, ao chegarmos num outro país, sempre temos uma expectativa acima das reais possibilidades. Ninguém aprende inglês por "osmose".
Ler jornais, revistas ou livros (o importante é escolher algo que você realmente goste de ler) ajuda muito. Outra dica é assistir filmes com a legenda em inglês. Eu já fazia isso no Brasil antes de vir para cá. Aqui, fiz carteirinha da biblioteca pública para poder locar filmes em DVD de graça e ver no computador. (Na aula, o professor também sempre passa filmes, mas sem legenda.) Ah, eu já tinha contado aqui: comprei um livro de gramática para estudar e fazer exercícios em casa. Tento fazer algumas páginas por dia, ao menos. Mas nem sempre tenho tempo.
Tempo... É uma coisa que passa voando aqui. Já estou na Irlanda há quase dois meses. Ir para aula, fazer compras, cozinhar, limpar a casa, lavar roupas, estudar, ver filmes, conhecer lugares, conversar com os amigos e com os companheiros de apartamento, falar na internet com família e amigos no Brasil, atualizar o blog... Quando vejo, sempre já é meia-noite, uma hora da manhã... Por isso, não há tempo a perder. Eu vim para cá para melhorar o meu inglês, é é isso que vou fazer.
Se eu já sinto mudanças: claro, sinto. Não tanto quanto eu esperava. Mas já estou mais "solta" ao falar e posso me virar sozinha (fui para Londres sem companhia e consegui tomar trem, metrô, chegar no hotel, conhecer a cidade, não?). Porém, muito além de melhorar seu inglês, você aprende a ser mais confiante com uma experiência como essa. Tenho certeza que, ao final destes seis meses, eu serei uma pessoa melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário