sábado, 28 de maio de 2011

Museu de Arte Moderna e exposição Frida Kahlo



Fui visitar o Museu de Arte Moderna de Dublin nesta sexta-feira. Para começar, o prédio é fantástico. Construído em 1684 para ser o Royal Hospital Kilmainham. Por mais de 250 anos, foi uma espécie de asilo para soldados aposentados. O estilo do prédio é similar ao do Les Invalides, em Paris. Aos fundos, há um jardim lindo. A construção foi restaurada pelo governo a partir da década de 1980 e abriga o Irish Museum of Modern Art desde 1991.

A entrada do museu é de graça. Há gravuras, fotos do Bloody Sunday dos anos 1970, pinturas. Também sempre há uma exposição especial (paga). Até 26 de junho, obras dos pintores mexicanos Frida Kahlo e Diego Rivera (marido dela) podem ser vistos por cinco euros (normal) e três (estudantes). Mas, atenção: na sexta é de graça (pq será q eu fui na sexta? Ahah). Vale a pena para quem curte a Frida (uma das mais maiores pintoras do mundo). Tem os famosos autorretratos (achei o máximo uma frase dela, algo como: "eu pinto autorretratos pq estou sozinha a maior do parte do tempo e pq eu sou a pessoa que eu melhor conheço"), quadros com um pé no surrealismo ("eles acham que eu sou surrealista. mas eu nunca pintei sonhos. eu sempre pinto minha própria realidade"), gravuras e fotografias. Vale a pena ver a exposição da mulher que namorava homens e mulheres, que teve três abortos, que sofreu um acidente de trem, que pintava mesmo ter educação formal para aquilo... Frida.
Veja fotos:
https://picasaweb.google.com/101126651209934567449/Dublin27052011#

Nenhum comentário:

Postar um comentário