sábado, 20 de agosto de 2011

Um lugar: Garden of Remembrance

Um jardim para lembrar aqueles que morreram lutando pela independência da Irlanda. O Garden of Remembrance fica bem no Centro, na Parnell Street East, em Dublin 1 (é ao final da O'Connell, logo na quadra de cima da estátua do Parnell).
É pequeno, com um espelho de água, flores e uma escultura, mas bonitinho. O que conta mesmo é a importância histórica dele. O jardim fica no lugar onde alguns dos líderes do levante de 1916 foram mantidos antes de serem conduzidos para a prisão, a Kilmainham Gaol.  Mas hoje ele é uma homenagem não só àqueles que foram mortos ou executados (no caso dos lideres) naquela ocasião, mas também em, pelo menos, outros quatro levantes anteriores, e ainda na guerra que culminou com a independência da Irlanda em 1922.
Quando a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, visitou Dublin em maio, ela esteve no jardim e depositou flores num gesto carregado de simbolismo (afinal, esses irlandeses que o Garden of Remembrance lembra foram mortos exatamente pelos britânicos).
Algumas fotos do Garden of Remembrance e tbm da estátua do James Joyce e do Oscar Wilde (que ficam em outros pontos da cidade): https://picasaweb.google.com/101126651209934567449/Dublin9082011

Nenhum comentário:

Postar um comentário