quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Por que Dublin?

Sempre tive vontade de morar fora um tempo, mas não idealizava um país. Nunca sonhei em ir para Dublin. Já fiz aula de inglês e de espanhol. Embora eu tenha certa fascinação pela Espanha, achei melhor ir para um lugar de língua inglesa (já que o idioma é mais difícil de aprender).
Não vejo graça nos EUA, mas, na Europa, sim. Londres seria o destino mais comum. A cidade é uma capitais da moda no mundo, o que me atrai, mas a burocracia para entrar no país afasta. Para morar na Inglaterra por mais de seis meses, é necessário apresentar 800 libras mensais (se você ficar seis meses, vai dar algo como R$ 12,9 mil). Vai precisar de uma declaração do gerente do seu banco (traduzida para o inglês, óbvio) de que você já tinha essa grana na sua conta há mais de 30 dias. Isso, depois de já ter pago a escola e as passagens de ida e volta e mais o seguro saúde. Uma brincadeira de mais de R$ 30 mil (!!!). Ainda será preciso ir ao Rio de Janeiro ou a São Paulo encaminhar o visto (um custo a mais com essa viagem). Tudo isso para poder trabalhar legalmente 10 horas semanais (o que se faz com isso? trabalho de duas horas por dia existe?).
Para a Irlanda, o processo é mais simples. Não é necessário encaminhar visto por aqui (só passar pela imigração lá). Além disso, um estudante pode trabalhar 20 horas semanais (o dobro do que na Inglaterra). Há também a promessa de custo de vida menor do que em Londres (aliás, se você não abre mão da Inglaterra, é legal dar uma olhada em outras cidades como Cambridge ou Oxford. Além de perder menos tempo em deslocamentos internos (casa/escola ou trabalho), são mais baratas do que a capital. Mas isso depende das suas prioridades, óbvio). 
Well, tudo isso me fez escolher Dublin. Estou indo sem muita expectativa. É uma tática minha de auto-defesa para não me frustrar com as coisas. Estou procurando alguma informação, claro, mas nada de saber de cor tudo o que há por lá.
A Fernanda, minha ex-colega de segundo grau que estava em Dublin até o final do ano passado, e a Suelen, minha ex-teacher que também passou um tempo lá, fizeram a maior propaganda da cidade. A Suelen, um dia depois de eu contar para ela sobre a minha viagem, já apareceu com um mapa de Dublin para me presentear (uma fofa!). Diz ela que Dublin é acolhedora, pequena (1,6 milhão habitantes na área metropolitana e 500 mil – quase Caxias do Sul (!!!) – se considerar só a cidade), mas que tem absolutamente tudo o que se espera de uma metrópole. Pelo mapa turístico que ela me deu, dá para perceber que há muita coisa à minha espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário